Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dica do mês

                                 david lodgeschopenhauer

Dica quente para quem gosta de escrever e ler. A editora L&PM, que tem os melhores livros de bolso do mercado, possui no catálogo dois livros excelentes sobre a arte de escrever.

Schopenhauer tem a parte de seu livro Parerga & Paralipomena (1851) que discute sobre estilo, tradução, linguagem, pensamento e erudição, reunida em A arte de escrever. A escrita leve e ácida do alemão discursa sobre as virtudes e pecados da indústria literária alemã surgida no século XIX. Uma crítica feroz e, mesmo com um século e meio de idade, atual.

A arte da ficção, do inglês David Lodge traz uma série de artigos publicados pelo acadêmico e escritor em um jornal sobre a arte de escrever em prosa. Com trechos de livros consagrados da literatura anglo americana, Lodge esmiúça as partes de um romance, o estilo do escritor e suas ferramentas para uma escrita prolífica. Tudo fugindo dos termos maçantes da academia, tornando o livro prazeroso de ler.

Schopenhauer e David Lodge dão uma contribuição enorme para quem gosta de ler e escrever, com livros curtos, prazerosos e com preço magnífico.

Nenhum comentário: