Páginas

sábado, 28 de março de 2009

Hipócrita

                Sou um hipócrita. Isso mesmo: eu, hipócrita e ponto final. Sou estudante de biologia, estudo e estudei bioquímica, biologia celular, efeitos de radiações, biologia molecular, citogenética e sei de todos os males do tabaco. Mesmo assim, não resisto no meu fim de semana de acender um, ou vários, cigarros e fumar narguile com amigos. Mutações causadas pelos componentes do cigarro na estrutura do DNA são permanentes, cumulativas e cedo ou tarde vão causar problemas, se não isso, vou ter renite, problemas na traquéia e detonar minha voz. Sei dos problemas que o álcool causa no corpo, seja no fígado, rins ou cérebro, mas continuo bebendo mesmo assim.

                Agora vi na televisão a propaganda de uma dessas ações globais: “A Hora do Planeta”.  Para quem não sabe, é um movimento organizado pela WWF que pede para que hoje, dia 28 de março de 2009, após as 20h30min, todos desliguemos as luzes de nossas casas por 60 minutos como protesto contra o aquecimento global. Várias cidades do Brasil já manifestaram apoio e irão desligar as luzes de monumentos importantes, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e a ponte Hercílio Luz aqui em Florianópolis, durante o manifesto. Muito legal e muito bonito.

                Está bem, vamos participar, hoje vamos mostrar para o mundo como nos preocupamos com o planeta onde moramos. Mas e depois? O que vamos fazer? Voltar a andar em nossos carros off-Road, que usamos para andar on-Road, que gastam litros de gasolina, ou diesel, por quilômetro? Deixar lâmpadas incandescentes ligadas à toa, fazendo com que mais carvão seja queimado ou áreas alagadas para termos energia? Continuar criando gado que destrói nossas matas nativas e jogam litros de metano para a atmosfera? Jogar nosso esgoto nas nossas belas praias? Ocupar áreas de encostas em morros, mangues e dunas, desmatando áreas de proteção ambiental e aterrando berçários de vida marinha? Desmatar nossa pequena mata atlântica para plantar eucaliptos e Pinus para celulose? Tomar aquele gostoso e quentinho banho de meia hora?

                É muito bonito usar camisas sobre questões ambientais, falar que você acha que o aquecimento global é bobo e feio. Ver o filme do Al Gore e dizer que mudou sua concepção do mundo. Agora, quem realmente faz alguma coisa para mudar a situação?

                Por isso que digo: sou um hipócrita, e dos grandes. Mas pelo menos admito isso, não me escondo por trás de ideologias falsas. Você também é um. Todos somos. Mas vamos, não se acanhe, pode apagar as luzes de sua casa hoje, só não acenda de novo depois de 10 minutos e diga que participou da Hora do Planeta.

3 comentários:

Cacau disse...

achei muito bom, porque você achou que eu ia rir?

pensei exatamente a mesma coisa quando vi essa besteira de dia.
o cara (dono) do iguatemi também vai apagar as luzes da fachada, isso é o MAIS irônico.
você está escrevendo benzinho, que orgulho.
e eu, que sou uma futura jornalista, ou não, nem sequer tenho um blog.
isso sim é ser hipócrita.

:)

stefanny disse...

concordo em genero, numero e grau :)

Paula Haruko Neideck disse...

Heh, você se enganou na parte do "Você também é um. Todos somos." (hipócritas). Cuidado com as generalizações. Mais uma coisa: sua hipocrisia me irrita.