Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Pé na Estrada

on-the-road-walter-salles

Aproveitando a notícia das fotos do longa On the Road de Walter Salles, baseado no livro homônimo de Jack Kerouac, três trechos do magnífico romance.

Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira, mas queimam, queimam, queimam, como fabulosas velas amarelas romanas explodindo como aranhas através das estrelas.

A Califórnia de Dean – louca, tórrida, célebre, a terra aonde os amentes solitários, excêntricos e exilados vêm confraternizar como se fossem pássaros migratórios; a terra aonde, de alguma forma, todos se parecem com artistas de cinema decadentes, elegantes e arruinados.

Perambulamos pelas imediações carregando nossos fardos esfarrapados pelas ruelas românticas. Todos pareciam alquebrados figurantes de cinema, estrelinhas apagadas, dublês desiludidos, pilotos de autorama, comoventes personagens californianos com suas tristezas de fim de linha. Casanovas de uma elegância decadente, loiras de motel com os olhos inchados, punguistas, gigolôs, putas, massagistas, Office boys – uma corja completa; como pode um homem sustentar-se no meio de um bando como esse?

- Jack Kerouac, On the Road (Pé na Estrada)

O livro, considerado por muitos como a Bíblia Beat, conta as aventuras de Sal e Dean, em suas viagens para a Costa Oeste norte-americana, atravessando o coração dos Estados Unidos. Um retrato magnífico da juventude no pós-guerra, escrito de maneira primorosa. Indispensável para qualquer pessoa que possui aquela vontade de pegar a estrada sem rumo, apenas com uma mochila nas costas.

Nenhum comentário: