Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Quem se importa com o café da manhã?

Isso de ser âncora não é o meu tipo. Anda como quem nem se importa, fala como quem nem se importa. Isso de abraçar a vida e sair dando mil rodopios até deus gritar “ei, você está com os dois pés fora do chão e eu vou te soltar!” nunca aconteceu com ele. Sempre erra nas escolhas “pão com requeijão ou nutella?”. O requeijão sempre tá estragado. E quando escolhe a nutella, ela simplesmente não existe. Ou escolhe os dois, porque na pressa não consegue pensar direito “pronto, vou passar os dois”. Cagada. O sabor fica nojento, asqueroso, e o pote de nutella nem abre com medo de perder o gosto supremo de ferrero rocher.

Mas, sem dizer oi, um dia apareceu geléia de uva na geladeira. Sim, aquela que os alemães comem com nata e leite bem gelado. A embalagem era redonda, muitas curvas para não escorregar da mão, quase como esses shampoos profissionais chiquérrimos. Na tampa do vidrinho com a tampa dourada estava escrito “a melhorrrr geléia do mun-do” e, logo abaixo da marca, “se não for a escolha mais maravilhosa que você já comeu na vida, devolvemos o seu dinheiro”.

Ele ficou desesperado, sem reação. “Como assim, não, não, NÃO PODE SER!

Tudo o que aprendeu, com as 128738274846 regras do capitão Alceu, seu pai, professor, nutricionista e patrocinador até os dias atuais, desde mil novecentos e guaraná com rolha, é que o melhor café-da-manhã com café é pão com nutella. Como aquela coisa roxa foi parar na geladeira?

Continuou com a porta aberta, como quem nem se importa, como quem nem sabe escolher, como quem só quer pensar. Chorou. “Não sei o que fazer, não sei trair meus princípios.”

O auto-conhecimento, portanto, é complicado. Ele sabe que sempre amarela, que tá cansado da nutella. Só o fato de pensar que a geléia pode, mesmo que por dois minutos, ser a coisa mais maravilhosa que já passou pela sua vida. É muito desafio para uma manhã só. Fechou a geladeira.

Olhou para a mesa, a toalha branca, seu pai sentado, dois pratos, duas xícaras com café, uma cesta de pães e ela, a nutella, o gosto preferido pela maioria.

Nunca dentro da geladeira, ela é quente e saborosa. À príncipio, é a melhor coisa que você já comeu, mas custa caro. A geléia é barata, mas quem se importa? Ele não liga, mesmo sabendo que está enjoado do gosto doce e superficial do chocolate. Podia ser geléia de uva, mas como eu já disse, ele anda como quem não se importa, ele se esforça como quem não se importa, ele não se esforça e não se importa. Mas sonha com a tampa dourada, pode ter certeza.



Nenhum comentário: